quarta-feira, 15 de julho de 2009

GENÉTICA = RAÇA CANARINHO


HISTÓRIA DA MAGNÍFICA ¨RAÇA¨ CANARINHO

Todo criador tem um sonho: ter um bom pássaro desta ou daquela linhagem, por isso falaremos da linhagem do curió Canarinho, que virou sinônimo de raça.

O Sr. Silvio de Ourinhos tomou emprestado do Sr. Oswaldo Delatorre o curió Batutinha, filho do curió Batuta, campeão brasileiro clássico e tido por alguns como o melhor de todos os tempos , para criação em seu plantel. Com o Batutinha e uma fêmea chamada Maracaí, o Sr. Sílvio tirou uma ninhada de dois machos e uma fêmea, estes machos receberam os nomes de Pirulito (Canarinho) e Tubarão, que encartou perfeitamente o canto Praia Grande Clássico, com muita repetição, enquanto que o outro só gritava . Gritava tanto que chegou ao ponto de ser colocado em uma gaiola com duas fêmeas, e dentro de um guarda roupa, e mesmo assim não parava de gritar.

Enfim, o Pirulito acabou por ser presenteado ao Valdir, que o mandou para a casa de seu irmão, e para piorar , após o convívio com canários belgas pegou parte do canto deles, daí a origem de seu nome.

Então, o Valdir adquiriu algumas fêmeas e, quando preto, após cruzar com tres fêmeas, a surprêsa: todos vieram muito repetidores e encartaram canto, surgindo então uma nova ¨raça¨.

Seu irmão Tubarão, manteve a mesma caracteristica de ¨raçador¨, transmitindo a sua herança genética de repetição e encartamento aos seus descendentes, tanto que não se costuma separar a raça de Tubarão de Canarinho, tudo é Canarinho.

Os netos e binetos do Canarinho, repetem bastantes, e grande parte de seus descendentes apresentam penas avermelhadas nas asas.

Alguns exemplos de cruzas com a raça Canarinho que dão ótimos resultados:

Canarinho x Xodó
Canarinho x Soberano
Canarinho x Dominique

mas, no geral Canarinho costuma dar bons resultados com qualquer linhagem. Prova disto é o Gilson que fez diferentes cruzas com os seus famosos ¨ENCRENCAS¨.

Alguns exemplos de resultados:

- O Vencedor do torneio dos campeões é o curió MARINGÁ, neto do Canarinho com uma fêmeada raça Soberano.
O Canarinho do Gilson de Cascavél-Pr, é o pai do Maringá com uma fêmea chamada Karina.

- Em Barretos-Sp, o maior repetidor é o Canarinho Neto, filho do Canarinho Filho com uma fêmea da raça do Guga, passa cantadas de até 2:40min.

... e muitos outros.

________

Este texto foi baseado em uma publicação de Cleuber Oliveira, de Barretos-SP em

18/11/2008

14 comentários:

  1. São muitas as histórias acerca dos curiós da raça Encrenca, que quando os "curioseiros" sentam pra falar a gente até se cansa de ouvir(mulheres dos curioseiros), mas a realidade é que de fato eles se destacam pela fibra, pelo porte e pelo canto.

    ResponderExcluir
  2. SUCESSO A VCS NESSE CAMPEONATO REGIONAL. ABRÇOS AVCS DE TANGARA - PARABENS . DO AMIGO ROBERLEI DE CUIABA

    ResponderExcluir
  3. Obrigado,Roberlei.Esperamos voces aqui em Tangará. Abraços, luiz.

    ResponderExcluir
  4. Nossa, muito obrigado por citar a fonte.Fiquei emocionado .Realmente foi eu quem escreveu este texto sobre os canarinhos. Por ironia, agora morando em Passos-Mg, ainda não vieram minhas femeas canarinho. Grande abraço e parabéns pelo Blog!
    Cleuber Oliveira
    www.criadourominasdeouro.com.br

    ResponderExcluir
  5. AMIGOS

    DESCULPA PIS NÃO ME CONHECEM , MAIS VEJO SEUS SITES E BLOGS DIRETO . FICO FELIZ POR DIZEREM TÃO BEM DA RAÇA CANARINHO POIS ADDQUIRI UM GALADOR CRIA DO SEU GILSON CANARINHO FILHO X AÇAÍ . E TENHO ALGUMAS FEMEAS DA RAÇA DO MASSARANDUBA 4 NETAS DO JURUBEBA,E UMA NETA DO ENCRENCA E UMA NETA BISNETA DO CAMPEÃO DO SUL . ACHO QUE TO ACERTANDO .

    ROBSON

    ResponderExcluir
  6. Criadores de curio da raça canarinho,queria adquerir um filhote dessa raça,sou de Ivinhema Ms, e já adqueri varios curios, q supostamente me diziam, q era de fibra, quem tiver um filhote dessa raça, entre em contato pelo meu msn,Wriansa@hotmail.com, meu no é Rian!

    ResponderExcluir
  7. A raça encrenca se originou de qual outra raça !

    ResponderExcluir
  8. eu jet tenho um passaro da raça perdigão e jade que tem um canto de2:95 segundo de repetição eu fiquei emcantado com o passaro.um abraço pra todos os criadores.

    ResponderExcluir
  9. presado amigo gostaria de falar com vc sobre curio
    sou criador tambem e pretendo adquirir uma femea da raça canarinho ai vai meu email david201429@hotmail.com me add.

    ResponderExcluir
  10. gostaria de comprar filhotes de curio da raça canarinho.preferencia femea da temporada de 2011.informações para antonio.cmatos@hotmail.com

    ResponderExcluir
  11. Amigo, gostaria de comprar um casal de filhote dessa raça (canarinho), pois já comprei vários filhotes e nunca dei sorte de receber curió de boa procedência.
    Poderia me informar o valor ?
    Moro em João Pessoa.
    Informações para: joaquimnunes@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Amigo, gostaria de comprar um casal de filhote dessa raça (canarinho), pois já comprei vários filhotes e nunca dei sorte de receber curió de boa procedência.
    Poderia me informar o valor ?
    Moro em João Pessoa.
    Informações para: joaquimnunes@gmail.com

    ResponderExcluir
  13. Boa noite Amigo
    Gostaria de adquirir uma fêmea de curió da raça canarinho
    Email
    Jonaspontes332017@gmail.com

    ResponderExcluir

COMENTE AQUI