sábado, 20 de março de 2010

O P I N I Ã O


O site do CCPC publicou em sua página principal um artigo da revista AmbienteBrasil, onde relata o comentário feito pelo SR. Antonio Paula de Paiva Ganme, Coordenador da Divisão de Fiscalização de Fauna na Diretoria de Proteção Ambiental do Ibama, em resposta ao diretor da  COBRAP,  Sr. Roberto Fujiura.
Com base no comentário do coordenador, a Criação GATO PRETO se sentiu afetada, mas quer acreditar que o Sr. Coordenador é uma pessoa de visão, e não generalize colocando todos os criadores como malfeitores.
 
O Sispass é um eficiente meio, se bem dirigido, para fiscalização e colocação de criadores na legalidade. Depois do advento da internet é muito mais fácil o cruzamento de informações e o controle dos criadores amadores. Hoje a genética funciona, e aves capturadas na floresta não têm o menor valor p/ o criador amador, principalmente o criador que participa de torneios e eventos semelhantes. Então o Sr. Coordenador não pode afirmar que a classe deveria ser uma categoria em extinção, pois desde que o mundo é mundo o homem cria animais silvestres em qualquer época ou lugar.  Hoje temos em nosso país um excelente órgão (Ibama) para proteção da natureza e que teoricamente deve dar respaldo ao criador legal, que não retira animais da natureza, e sim protege a fauna de nosso país, mas “curiosamente” o Sr. Coordenador parece que vê o órgão como um instrumento para extinção dos criadores.

“Curiosamente”, se os criadores forem impedidos de criar, aí sim veremos um tráfico incontrolável. É “curioso”, segundo o Sr. Coordenador,  não existir um criador em dia com a documentação, será que não existe nenhum (tenho que rever a documentação)? “Curiosamente” a fiscalização existe para isto, para inibir a ilegalidade, pois os Clubes e Federações fazem a sua parte, mas não podem exercer o papel de policia, que é atribuição do Ibama.
            Nos itens que o Sr. Coordenador descreve a seguir, como instrumentos proibidos de caça, anilhas adulteradas, dados falsos e tantas outras ilegalidades e falcatruas que existem não só na classe dos criadores, mas  em muitos órgãos e classes diferentes de nosso país, inclusive governamentais (sem querer generalizar Sr. Coordenador), garanto que todos os criadores sérios e preservacionistas, Clubes e Federações sérias de nosso país, a maioria, também são totalmente contra e estão em total acordo com o Ibama e prontos a colaborar, mas o dever e obrigação de coibir a ilegalidade é de quem é pago para isto.
            Uma outra “curiosidade” é a acusação que o Sr. Coordenador faz ao Presidente da Cobrap, “curiosamente”, não deveria ser apresentada uma prova para tão grave acusação?


             Agora, um ponto a ponderar, não seria interessante o criador amador poder comercializar suas aves, já que ele é o responsável direto pela retirada dos curiós, dos trinca ferros, do SABIÁ DA MATA, do bicudo verdadeiro e tantos outros da lista dos animais em extinção?  É verdade Sr. Coordenador , ninguém mais que V.Sa. para saber disto, pois tem acesso direto aos nascimentos de aves de todos os criadores amadoristas e comerciais do pais, verifique os números. “Se for legal a comercialização os tributos que tanto preocupam V.Sa.serão recolhidos à União”, não é, no mínimo, curioso?
         “Curiosamente” o que o criador faz de bom, e digo mais, de espetacular, que é salvar espécies da extinção, o Ibama não faz a mínima questão de divulgar.

 Fiscalize Sr. Coordenador, fiscalize, o Sr. ocupa um cargo público, como o próprio nome diz,  de fiscalização, então esperamos que o Sr. cumpra com a sua obrigação. E tenho certeza, que se não houver arbitrariedades e sensacionalismo como no torneio de Pirassununga, se houver o bom senso e o respeito ao criador como cidadão e não como bandido, os Srs. Servidores do Ibama terão fortes aliados e parceiros na luta contra a ilegalidade.

LUIZ ANTONIO FERNANDES
Cidadão comum e criador amadorista, expondo sua opinião

sábado, 6 de março de 2010